[Matéria] Ace Attorney 5 Realidade e Expectativas
Por Fernando Ross

Não é mais um rumor ou mesmo uma suposição, ele é realidade, depois de tanto martelarem a Capcom, finalmente ela cedeu, Gyakuten Saiban 5 ou Ace Attorney 5 está em produção, pouco se sabe ainda sobre esse jogo, mas seguindo a lógica dos últimos jogos da franquia, dá a entender que ele será exclusivo de 3DS.
As informações sobre ele são muito escassas até o momento, só sabemos que é a Capcom que está produzindo, que não confirma se Shu Takumi escreverá o roteiro do jogo, a única coisa que se tem do jogo de concreto é o logo oficial em Japonês.

Mas como a base de fãs da série, já acostumadas a desvendar os mistérios impostos pelos outros 6 jogos da série muita coisa foi analisada só pelo logo do jogo, a primeira delas, é a distribuição de cores do logo, Azul contrastando com Vermelho? Logo de cara já dá pra imaginar que, porque estariam duas cores tão distintas juntas, a resposta pode ser um pouco óbvia, mas, para quem ainda não entendeu, ambas as cores são marcas registradas dos ternos dos 2 protagonistas dos 4 primeiros jogos da série.
Supondo e considerando a história dos 4 primeiros jogos e também que o Gyakuten Saiban 5 seja uma sequência direta do Gyakuten Saiban 4 e não sendo o jogo que vai contar os fatos dos 7 anos de diferença entre o Gyakuten Saiban 3 e Gyakuten Saiban 4 é capaz que em certos momentos você controle Phoenix Wright e em outros Apollo Justice (O que já ocorreu no 4º jogo da série) o que fará os fãs da série literalmente vomitarem arco-íris (ou quem sabe até uma Double-Defense), para a promotoria, como é de lei em todo jogo já lançado da série Saiban o promotor (ou promotora no caso do segundo jogo) muda, mas seria interessante nesse jogo todos retornarem e em cada caso um promotor diferente assumir a mesa da promotoria. (Isso é de dar um nó na cabeça de qualquer um).

Desconsiderando a plataforma ao qual o jogo será lançado, dá para também dizer algumas coisas a respeito dela, mesmo que meio vagas, uma delas é, Casos por DLC, não é surpresa para ninguém que a Capcom adora lançar conteúdo por DLC, mas nesse caso em específico é até que benéfico, prolonga a vida útil do jogo, que pelo menos em minha opinião é o único defeito dele, considerando os 6 jogos lançados, há uma média de 4 ou 5 casos por jogo, depois acabou, ou você coloca o jogo de lado ou joga ele novamente, mas sem a emoção de antes.

O 3DS em geral tem opções que fariam a parte de investigação se tornar algo mais complexo e legal, como o uso do giroscópico ao invés do analógico para a procura de evidências pelo ambiente do jogo, o 3D também pode ser usado de maneira inteligente como para ver inscrições em alto relevo em alguma evidência, fora as mecânicas já conhecidas com a tela de toque, seleção de evidências e apresentação das mesmas, conversa e questionamento de testemunhas.
Pouco ainda se sabe sobre Gyakuten Saiban 5, por grande parte dos fãs a esperança que alguma coisa seja mostrada na E3 é grande já que o seu antecessor o Gyakuten Saiban 4 (Apollo Justice: Ace Attorney) teve seu primeiro trailer divulgado na E3 de 2008, por hora é só imaginar como vai ser esse jogo que só pelo seu logo já deixa esse que vos escreve totalmente ansioso.
Outro fato curioso é em certas edições da E3 contaram com trailers da trilogia original e do quarto jogo da série.
Phoenix Wright Wright: Ace Attorney - E3 2005
Phoenix Wright Ace Attorney: Justice for All - E3 2006
Phoenix Wright Ace Attorney: Trials and Tribulations - E3 2007
Apollo Justice: Ace Attorney - E3 2008