[Preview] Super Mario 3D World
Por Angelo Mota
Quando Super Mario 3D World foi anunciado na E3 deste ano, todos estavam ansiosos porque já sabiam que o primeiro jogo da série principal de Mario seria revelado. Assim que o anúncio oficial aconteceu, um sentimento de revolta tomou conta da maioria das pessoas que estavam acompanhando aquele Nintendo Direct. Um curto vídeo mostrou um jogo que aparentemente tinha o mesmo estilo gráfico e estrutural de Super Mario 3D Land, e muitos fãs começaram a questionar a capacidade da Nintendo de criar algo novo (é claro que se o jogo anunciado tivesse o estilo gráfico e estrutural de Super Mario Galaxy ninguém iria reclamar, mas 3D Land é um jogo marginalizado por muita gente, de forma injusta, pois é uma das maiores e mais criativas aventuras que nosso herói já viveu).
Esse foi o polêmico vídeo:
Ok, além do novo (e simpático) power-up, não dá pra tirar muita coisa daí, mas dá pra ver que o jogo está bonito e muito bem acabado, todas as carcterísticas que sempre fizeram sucesso na série estão presentes, então não custava criar uma expectativa positiva e dar um crédito a uma empresa que sempre inovou em seus projetos e criou os jogos mais criativos e divertidos da indústria dos games.
Muito tempo se passou e não se teve mais notícias do jogo. Apenas vídeos e mais vídeos das mesmas 5 fases que haviam sido liberadas para testes após a E3, e isso só fez aumentar a revolta dos fãs, que estavam prontos para desistir do jogo e crucificá-lo, antes mesmo de ser lançado.
Até que a Nintendo resolveu mostrar de verdade o que era Super Mario 3D World e revelou este vídeo:
A partir deste momento, todos que estavam contra o jogo se redimiram e ele se transformou no jogo mais aguardado do ano.
Super Mario 3D World pode parecer um pouco e até usar o mesmo estilo de 3D Land, mas ele é uma aventura com proporções muito maiores, e deve ser separado do jogo de 3DS por se tratar de uma aventura totalmente nova e com um estilo muito mais robusto.
O jogo é a primeira aventura multiplayer 3D do bigode, e traz um diferencial dos multiplayers apresentados na série New Super Mario Bros. Peach está de volta, fazendo uma referência incrível e saudosista a Super Mario Bros. 2. Cada personagem tem sua característica própria, assim como acontecia no jogo de NES. Luigi pula mais alto, Toad corre mais rápido, Peach plana brevemente no ar, e Mario... é nosso grande herói. As aventuras multiplayer da série New Super são marcadas por ser uma grande bagunça. Com o cenário 3D existe uma grande chance da bagunça ser ainda maior, mas com mais espaço para locomoção, os jogadores não ficarão mais pulando uns nas cabeças dos outros, evitando assim as muitas mortes acidentais.
Mas não para por aí, no último Nintendo Direct foi revelado que Rosalina também será uma personagem jogável, e sua habilidade é o Spin Jump, que nosso herói usou sem parar em Super Mario Galaxy. Será que ela é a única surpresa que o jogo nos guarda como personagem desbloqueável, ou tem mais gente vindo por aí?
O novo poder principal de nosso destemido herói é uma simpática fantasia de gatinho, que confere novos poderes a Mario e sua turma. Com o poder, você pode atacar os inimigos de forma mais invasiva, melhorando seu raio de ataque e até a intensidade do mesmo, e ainda pode escalar paredes e principalmente escalar o flag pole que fica no final da fase, conseguindo chegar ao topo sempre que estiver no modo gatinho.
Além disso, a quantidade de poderes que foi revelada surpreende. Teremos alguns que vêm de outros jogos, como o Propeller Box (o chapeuzinho de hélice) e o Coin Box (o chapéu que solta moedas), e também muitos poderes novos, como a cereja, que multiplica o personagem toda vez que você a encontra, e até uma fantasia de Goomba, que faz com que você se misture aos vilões e possa andar livremente entre eles sem ser atacado.
O HD do jogo está incrível, muito bem trabalhado em cada mínimo detalhe e deixando o que já era bonito e colorido ainda mais incrível. Tanto que a Official Nintendo Magazine disse que o HD de Super Mario 3D World faz parecer que todas as outras empresas de games estão fazendo o HD errado. Ponto positivo para a beleza e o cuidado que cada elemento do jogo recebeu.
O jogo contará com um sistema de stamps, que serão coletados nas fases, sendo um por fase. Quando encontrados no jogo, eles são liberados para serem utilizados nos posts do Miiverse, deixando suas postagens mais divertidas e criativas. Antes mesmo do jogo ser lançado, o sistema de stamps já se mostrou um sucesso e será expandido para o Animal Crossing Plaza, um aplicativo de New leaf para o Wii U, e provavelmente se tornará uma tendência nos próximos jogos da Big N.
O sistema desse jogo remete às aventuras 2D, com tempo nas fases e o flag pole indicando o final daquele curso, e dessa vez você deverá coletar 3 estrelas verdes em cada fase, que não são obrigatórias, mas provavelmente serão necessárias mais pra frente, talvez para liberar novas ou talvez fases especiais. É claro que as fases sem tempo de Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy garantem uma exploração mais livre, uma vez que você não precisa chegar ao final com um relógio fazendo contagem regressiva sobre a sua cabeça, mas isso não torna 3D land menos divertido. Isso inclusive faz com que as fases sejam menores, garantindo assim mais quantidade, permitindo que o jogo seja mais variado do que os outros. Tomem Super Mario 3D Land como exemplo, são 16 mundos com as mais diversas e desafiadoras fases.
Falando em 3D Land, muitos dos sites que já analisaram 3D World disseram que o jogo “não acaba quando você termina a aventura principal”. Isso quer dizer que existe uma quantidade considerável de material extra que aumenta o tempo de vida do jogo. E se seguir o modelo de 3D land, liberando oito novos mundos assim que o jogo termina, vai ser no mínimo incrível. Challenge Modes, assim como os que existem em New Super Mario Bros. U também são bem vindos.
Pelo que foi mostrado, 3D Land não faz a utilização mais inteligente do GamePad, mas os recursos da segunda tela são de certa forma bem utilizados, permitindo que o jogador utilize a tela touch do controle para revelar blocos e moedas escondidas, mover painéis e até utilizar o microfone para criar uma onda de vento e soprar inimigos para longe
Se sentindo pronta para mostrar que o material de Super Mario 3D World é novo e original, a Nintendo ainda mostrou um vídeo de “10 Coisas Novas em Super Mario 3D World”.
Confiram:
Quem gosta da Nintendo, tem um Wii U e gosta da série Super Mario, sem dúvidas tem muito o que esperar deste jogo. Não existem mais dúvidas de que será um jogo sólido, divertido e – por mais que ele se pareça com 3D Land em alguns aspectos – cheio de coisas novas, o suficiente para transformá-lo em uma aventura única e inesquecível. E quem sabe eles nos presenteiam com um Super Mario 3D Land 2, seguindo a mesmo linha do que fizeram com Super Mario Galaxy.
Super Mario 3D World será lançado esta sexta-feira (22/11) para Nintendo Wii U.