Nintendo - 09/04/2014

BNDES lança pesquisa sobre o mercado de jogos eletrônicos no Brasil

Desde uma iniciativa privada e meia boca feita pela AciGames que não temos qualquer informação sobre pesquisas envolvendo o mercado brasileiro de games. Porém, recentemente, a BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) publicou uma pesquisa que mostra todos os detalhes da atual situação dos jogos eletrônicos no país.

De forma bem resumida, a pesquisa aponta que, apesar do grande consumo por jogos eletrônicos, o país não possui estrutura para competir no mercado com outras potências (como os EUA e a China). A idéia proposta é que o investimento seja feito 3 tipos de áreas: em Serious Games, jogos para dispositivos mobile e em oportunidades de introdução a novas tecnologias. Em outras palavras, os investidores não devem investir no desenvolvimento de grandes plataformas, mas sim em projetos que garantam um retorno direto e possibilitem a administração de uma equipe pequena.

A pesquisa ainda listou 5 objetivos que envolvem participação do governo:
- Desenvolver indústria de jogos competitiva e inovadora;
- Capacitar profissionais para criar, gerenciar e operar empresas de games;
- Promover acesso a financiamento que permita crescimento e competividade;
- Gerar ambiente de negócios que permita o crescimento sustentado;
- Gerar demanda por meio de compras públicas;

O mais interessante nesta listagem é que nenhuma delas inclui a necessidade de profissionais especializados. Isto se dá pelo fato da grande massa de tecnólogos e bacharéis que tem se formado em cursos específicos para desenvolvimento de jogos nas faculdades, mas não possuem oportunidade de atuação. Ainda faltam pessoas capazes de administrar seu próprio negócio, enquanto instituições de ensino mantém os cursos como caça-níqueis para jovens que se interessam pelo mercado.

Por fim, a pesquisa ainda levantou 10 outras políticas necessárias para melhoria do mercado no Brasil:
- Prêmios e concursos de jogos digitais originais.
- Subvenção, com pequenos aportes, para desenvolvimento de demos e protótipos
- Programa de avaliação por especialistas da viabilidade comercial de protótipos
- Apoio e financiamento de desenvolvimento de protótipos originais até a comercialização
- Criação de programa de atração e retenção de empresas internacionais do setor
- Realização de chamadas específicas para jogos usando programas existentes
- Subvenções com exigência de contrapartida para empresas em consolidação
- Realização de eventos para aproximação de desenvolvedores e empresas
- Empréstimos para contratação de consultorias de suporte.
- Criação de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Jogos Digitais

No geral, é interessantíssimo ver o o governo perceber a necessidade de investimento na área de games digitais. Agora dependerá se os órgãos competentes seguirão com as ações propostas pela pesquisa.

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