[Opi-N-ião] Expectativa, Lançamento e Mercado Brasileiro - Parte 2, Reflexões
Por Shinka
Seria o lojista? O distribuidor? O governo? A produtora? Ou até mesmo os jogadores?
De início eu pensei: "Lojista safado! Não mantém a palavra e deve ter procurado um jeito mais barato de conseguir os jogos, mesmo demorando mais.".
Conversando com ele vi que não era bem assim. Ele havia cancelado a encomenda dos trocentos bundles com a distribuidora nacional pois ela não dava informações, e por isso estava esperando a resposta de uma importadora. Era super perceptível a sinceridade e preocupação dele pelo que estava acontecendo, inclusive dando várias opções para resolver o problema comigo.
Conversando com ele eu fiquei sabendo de algumas coisas sobre as distribuidoras. Frequentemente elas adiam o lançamento nacional no dia do lançamento, sem explicação nenhuma e muitas vezes sem aviso nenhum.
O mais grave de tudo é que em alguns casos eles priorizam algumas lojas, mandando para as demais apenas uns 5 dias depois. Bando de f****s d* p***, para não dizer coisa pior, mas vamos esperar que isso tenha sido um engano e não seja a regra. Se eles continuarem fazendo isso vão se dar mal pois vão acabar perdendo a moral diante dos lojistas e favorecendo a importação e o mercado cinza.
A maior fonte de atraso segundo as distribuidoras é a alfândega e legislação brasileira. Para entrar no Brasil ele tem que passar por alguns processos bem chatinhos que, conhecendo os alguns concursados que trabalham só quando dá na telha, a coisa se torna ainda mais demorada.
Sabendo disso a produtora poderia dar um pouco mais de atenção e mandar as coisas aqui pro Brasil com mais antecedência, além de pressionar mais o governo em relação a isso.
Talvez elas não deem tanta atenção ao Brasil por que a pirataria e o mercado cinza aqui tem níveis que tornam qualquer investimento no país incerto e muito arriscado. Os jogadores tem a escolha de como conseguir um jogo. Apesar de serem caros eles estão ficando mais acessíveis, e sempre é possível economizar para pegar aquele jogo especial.
Quem é o verdadeiro culpado nessa história?
Em geral quando acontece um problema a culpa não é apenas de uma pessoa, e cada um dos envolvidos poderia se esforçar mais para a situação se resolver ou no mínimo se amenizar.
O lojista poderia ter deixado o cliente ciente logo de cara na pré-venda.
A distribuidora poderia ter antecipado a importação dos jogos para evitar atrasos, além de avisar os lojistas do que está acontecendo e dar previsões da chegada.
O governo poderia fazer processos menos burocráticos e mais eficientes e ter uma alfândega mais ágil.
A produtora poderia dar mais atenção ao Brasil, antecipando o envio, acompanhando mais de perto e facilitando o trabalho da distribuidora. Os jogadores poderiam piratear menos, fazendo o processo todo valer mais a pena.
O ciclo tem que terminar, e esforços estão surgindo de todos os lados. Mais eventos de lançamento estão acontecendo no Brasil, empresas estão começando a fabricar jogos e consoles por aqui, impostos estão começando a ser reduzidos e mais e mais jogares estão vendo que é possível viver de jogos originais.
E aí, você faz a sua parte ou é mais um dos FdPs que apesar de serem minoria ferram a vida de todo mundo?
De início eu pensei: "Lojista safado! Não mantém a palavra e deve ter procurado um jeito mais barato de conseguir os jogos, mesmo demorando mais.".
Conversando com ele vi que não era bem assim. Ele havia cancelado a encomenda dos trocentos bundles com a distribuidora nacional pois ela não dava informações, e por isso estava esperando a resposta de uma importadora. Era super perceptível a sinceridade e preocupação dele pelo que estava acontecendo, inclusive dando várias opções para resolver o problema comigo.
Conversando com ele eu fiquei sabendo de algumas coisas sobre as distribuidoras. Frequentemente elas adiam o lançamento nacional no dia do lançamento, sem explicação nenhuma e muitas vezes sem aviso nenhum.
O mais grave de tudo é que em alguns casos eles priorizam algumas lojas, mandando para as demais apenas uns 5 dias depois. Bando de f****s d* p***, para não dizer coisa pior, mas vamos esperar que isso tenha sido um engano e não seja a regra. Se eles continuarem fazendo isso vão se dar mal pois vão acabar perdendo a moral diante dos lojistas e favorecendo a importação e o mercado cinza.
Sabendo disso a produtora poderia dar um pouco mais de atenção e mandar as coisas aqui pro Brasil com mais antecedência, além de pressionar mais o governo em relação a isso.
Ainda bem que não são todos que são assim |
Quem é o verdadeiro culpado nessa história?
Em geral quando acontece um problema a culpa não é apenas de uma pessoa, e cada um dos envolvidos poderia se esforçar mais para a situação se resolver ou no mínimo se amenizar.
O lojista poderia ter deixado o cliente ciente logo de cara na pré-venda.
A distribuidora poderia ter antecipado a importação dos jogos para evitar atrasos, além de avisar os lojistas do que está acontecendo e dar previsões da chegada.
O governo poderia fazer processos menos burocráticos e mais eficientes e ter uma alfândega mais ágil.
A produtora poderia dar mais atenção ao Brasil, antecipando o envio, acompanhando mais de perto e facilitando o trabalho da distribuidora. Os jogadores poderiam piratear menos, fazendo o processo todo valer mais a pena.
E aí, você faz a sua parte ou é mais um dos FdPs que apesar de serem minoria ferram a vida de todo mundo?