[Dicas] Mario Kart 7 em N-Passos

Por Shinka em 31 de julho de 2012

Ressuscitando os N-Passos, temos um dos jogos mais jogados e disputados do 3DS: Mario Kart 7.

O jogo é um dos mais divertidos do portátil e é dono de disputas frenéticas, onde a cada segundo tudo pode mudar. Mas como será que certos jogadores (quase) sempre chegam em primeiro?

O seu antecessor, Mario Kart DS, também tinha vários macetes, que ensinamos no post Mario Kart DS em N-Passos, mas muita coisa importante mudou nessa versão, e ensinaremos a você aqui o que mais faz diferença, desde as táticas básicas até informações obscuras e recursos difíceis de dominar.

Abuse dos Mini-Turbos


Existem 4 tipos de mini-turbos, que são importantes pois no final das contas podem te render segundos preciosos que podem te dar várias posições:
- Na largada - Logo no início da corrida, quando a contagem regressiva é feita, assim que o 2 terminar de aparecer se você começar a acelerar o kart sairá dando um turbinho!
- Nas rampas - Iniciado no Wii, está presente novamente. Se você pular (R) logo depois que terminar uma rampa (que pode ser simples ondulações na pista), o personagem faz uma manobra e tem um turbozinho quando toca o chão.
- No drift - quando você está derrapando, depois de um tempo a faísca muda de cor e quando você solta o R um mini-turbo é dado. Não vale a pena snakear como era feito no Mario Kart DS, mas aproveitando as curvas isso faz uma grande diferença.
- Quando voltar ao cenário - Quando você cair da pista, o Lakitu vier te buscar e o desespero começar a bater, respire fundo e foque em um momento: a hora em que as rodas tocam o chão. Se você começar a acelerar nesse momento você dará um turbinho que te ajudará a recuperar sua velocidade mais rapidamente.

Use e se defenda dos Itens


Mario Kart sempre trás itens que tornam as partidas mais desafiadores, divertidas e emocionantes. Conhecer bem eles, e como evitá-los é essencial para um bom desempenho no jogo.
Conheça algumas dicas em relação a eles:
- Moedas - Cada moeda que você pega dá um pequeno boost de um décimo de segundo além de um pequeno aumento na velocidade. Não precisa se matar para pegar tudo, mas desde que não desvie muito do seu caminho, elas fazem diferença.
- Proteção multiuso - Quando você segura cascos e bananas atrás de você, além de se proteger dos cascos vermelhos você evita que outros jogadores peguem vácuo em você e pode utilizá-los para atingir os oponentes se colocando logo a frente deles. E isso ainda deixando o slot livre para pegar outros itens!
- Armadilha de banana - Deixar bananas em locais que os outros jogadores irão querer ir ou são obrigados a passar, como em caixas de itens ou logo antes de canhões pode atrasar os oponentes consideravelmente. Só cuidado para não cair nela na volta seguinte e ter uma reserva para não ser acertado por cascos vermelhos.
- Ativar Tanooki Tail rapidamente - Esse item tem utilidade limitada, um tempo de duração e enquanto não acabar ele não sai do slot, então utilize-o mais rápido que puder para ter o slot livre antes de chegar a próxima caixa de itens.
Sandbagging - Sandbagging é a tática de, intencionalmente, se colocar em posições piores para conseguir itens melhores e usa-los para ultrapassar vários oponentes se vier um bom item. Há uma lista onde essa tática arriscada é vantajosa nesse artigo do gamefaqs.



Lidando com o casco azul


Casco azul é um item temido por muita gente por seu efeito devastador que pode te levar da primeira colocação para a sexta em um piscar de olhos. Mas como conviver com ele? Veja abaixo algumas dicas:
- Desviar - Se você tem um cogumelo é possível desviar do casco azul se você treinar muito e pegar o timing. 
- Enfrentar - Se você tiver uma estrela ou um Bullet Bill você pode escapar pela invencibilidade (lembrando que o Bullet Bill é mais rápido que o Casco azul). 
- Enganar - Se o casco não apareceu no seu mapa ainda você pode deixar de ser o primeiro fazendo-o ter um novo alvo. 
- Minimizar os efeitos - Se você não tem nenhuma dessas alternativas as únicas possibilidades são minimizar os efeitos, sendo tentando fazer ele atingir o segundo colocado também na explosão, usando todos os itens antes de perdê-los pro casco ou freando na hora que o casco for te atingir para que as moedas sejam jogadas pra frente e você possa pegá-las. 
- Se jogar - Outra alternativa, indicada pelo nosso amigo Shinigami é se jogar em algum buraco quando o casco estiver chegando, fazendo-o cair junto com você e aproveitando o turbinho que você pode dar quando o Lakitu te coloca novamente na pista.

Escolha bem seus Atributos


Quando você escolhe o personagem e as peças do kart, além do visual elas também se refletem nos atributos. Existem 5 atributos primários:
- Speed - Velocidade. O quão rápido você corre.
Acceleration - Aceleração. O quão rápido você chega à sua velocidade máxima, fator muito importante visto que durante a corrida várias vezes você acaba parando por ser atingido por algum item ou o cenário.
- Weight - Peso. Quanto maior menos longe você vai quando está planando, mas mal sente quando alguém encosta em você e pode jogar os outros longe quando acontece o contrário.
- Handling - Manuseio. Indica o quão fácil é mandar o carro ir onde você quer, muito importante para te ajudar a pegar os itens, realizar os percursos da melhor maneira possível e desviar de itens e jogadores maliciosos.
- Off-road - Fora da pista. O quanto o seu kart mantém os seus atributos quando está fora da pista.


A melhor combinação de personagens e peças depende muito do seu estilo e ambiente de jogo. Se você sabe que milhares de itens irão em cima de você, ter uma aceleração alta pode te ajudar a se recuperar e um handling alto pode te ajudar a escapar de jogadores maliciosos, enquanto que se você consegue se garantir e se proteger mais, priorizar speed é uma boa ideia.
Se você quiser ver os atributos escondidos também, vale a pena consultar essa calculadora 

A forma como essa soma afeta o kart funciona em um sistema de faixas, sendo que dentro de uma mesma não há diferença. O mínimo necessário para você atingir cada faixa é o seguinte:
0.75 - 1.75 - 2.75 - 3.75 - 4.75 - 5.00 - 5.25 - 5.50
Por exemplo, se você conseguir 3.5 em um atributo, o efeito é o mesmo de um 2.75.

Aproveitando o assunto, os personagens são divididos em pesos, e dentro de um peso os atributos são iguais.
As divisões são:
- Feathers - Lakitu, Toad, Shy Guy, e Koopa Troopa
- Lights - Peach, Yoshi e Daisy
- Mediums - Mii, Mario e Luigi
- "Cruisers" - Donkey Kong, Wiggler e Rosalina
- Heavies - Bowser, Metal Mario, Wario e Honey Queen
Tendo isso em mente você pode escolher um personagem que se identifique mais sem perder as características que você mais gosta.

Vá além


Mario Kart tem umas pequenas técnicas obscuras que dão um pequeno aumento na velocidade, quase imperceptível, mas que os prós usam e não contam pra ninguém. Seguem algumas delas:

- Faça curvas fechadas - Quando você faz uma curva fechada o caminho que você percorre é menor, consumindo menos tempo. Derrapando isso se torna fácil e proveitoso, já que mesmo assim muitas vezes você consegue aproveitar o turbo do drift.

- Chegue rápido ao chão - Quando você está voando ou caindo na água, segurar pra frente faz você descer mais rápido. Quando não há atalhos pelo ar isso é vantajoso uma vez que a velocidade na terra geralmente é melhor que no ar.

- Pulinhos - Quando você está em uma decida, dar pulinhos (Apertar o R) aumenta um pouco a velocidade. É bem pouco, mas faz diferença.

- Balance no ar - Quando você estiver voando, segurar pra frente ou pra trás faz você ir pra cima ou pra baixo. A tática aqui alternar isso de forma que tanto a subida quanto a descida sejam rápidas.

- Vá mais rápido nos canhões - Quando você estiver em um canhão, segure pra baixo. Isso fará você ir mais rápido. Só a N-Party para te contar algo assim né?

- Conheça os atalhos - Cada pista do Mario Kart tem características que, se bem aproveitadas, podem fazer muita diferença no resultado da corrida. Não entraremos nos detalhes de cada pista nesse post, mas uma boa forma de descobri-los e aprendê-los é jogando no time trial. As pessoas acabam utilizando ótimos atalhos das fases, além de você poder recomeçar quantas vezes for necessário para entender o atalho e os melhores percursos. Só lembre-se que não é sempre que você tem cogumelos para utilizar determinados atalhos.


Jogue com bons jogadores


Uma última dica que vale pra muita coisa e vale a pena lembrar: pratique!
Sendo indo aos nossos eventos ou jogando na net na nossa comunidade, você vai encontrar ótimos jogadores que manjam muito e que ajudarão você a aprender mais sobre o jogo e desenvolver o máximo de suas habilidades!
(Se você está tendo problemas para se conectar, veja o nosso post de como resolver os problemas de conexão em Mario Kart 7.)




E você? O que achou dessas dicas?

Ficou faltando alguma dica importante? Algum ponto não ficou claro?
Comente!
Esse post é feito para você e com a usa contribuição pode ficar melhor ainda.

E... quais outros jogos você gostaria de ver nessa coluna?
Temos um time de especialistas prontos para devorar os jogos e gerarem novos N-Passos para você!